segunda-feira, 22 de novembro de 2010


Atividade 1  
 Apresente para os alunos em folha a poesia: “A chácara do Chico Bolacha” (Cecília Meireles)
Peça a turma para ler e explore o vocabulário com a turma. O que quer dizer chácara? O que entenderam por charco? Alguém sabe o que é coxo?
 Proponha procurar no dicionário. De preferência que os alunos tenham em sala de aula pelo menos um para ser consultado em dupla.
 Explore também o significado de bolacha, enquanto nome comum, como biscoito ou palmada.
Trabalhe a interpretação do texto através de perguntas escritas.  
 A chácara do Chico Bolacha   
 Na chácara do Chico Bolacha,
 o que se procura
 nunca se acha!  
 Quando chove muito,
 o Chico brinca de barco,
 porque a chácara vira charco.

Quando não chove nada,
Chico trabalha com a enxada
e logo se machuca
e fica de mão inchada.
Por isso, com o Chico Bolacha,
o que se procura
 nunca se acha.  
Dizem que a chácara do Chico
 só tem mesmo chuchu
e um cachorrinho coxo
que se chama Caxambu.   
 
Outras coisas, ninguém procure,
 porque não acha.
 Coitado do Chico Bolacha!   
Sugestão de ficha de atividade:  
 Você acabou de ler o texto do Chico Bolacha. Agora, responda:   
1-Por que na chácara do Chico Bolacha o que se procura, nunca se acha?
 ___ __________________________________________________________________
______________________________________________________________________
 2- De que Chico brinca quando chove muito?
  _____________________________________________________________________
3- Por que a mão do Chico fica inchada?  
______________________________________________________________________
 4- O que realmente se pode encontrar na chácara do Chico?  
 ______________________________________________________________________
5- Copie do texto o verso que mostra que se tem pena do Chico.  
 ______________________________________________________________________
6- “ e um cachorrinho coxo . . .”    O que quer dizer coxo? Procure no dicionário.  
 _____________________________________________________________________
7- Imagine e desenhe a chácara do Chico Bolacha.              



Atividade 2  
 Escreva no quadro estas palavras retiradas do texto “A chácara do Chico Bolacha”:
                              
                                          enxada         inchada  
  Trabalhe primeiro o que significam. Seria interessante mostrar imagens e ainda melhor trazer uma enxada para que conheçam a ferramenta usada nas plantações.
  Explore também o que pode provocar inchaço nas mãos ou pernas. Converse sobre causas como: acidentes, doenças,  pressão, gravidez e outros.
  Peça a turma para ler as palavras do quadro e compare com os alunos a sílaba destacada:  xa e cha
 O que elas têm em comum?
 Qual é a diferença?
 Leve o grupo a perceber que o som é igual, mas a escrita é diferente. Uma é com x e a outra com ch.
 Então proponha procurar no texto do Chico Bolacha palavras com x e ch e escrever em dois grupos: Tem X / Tem CH.
 Tem X: enxada, coxo, Caxambu
Tem CH: chácara, Chico Bolacha, acha, chove, charco, machuca, inchada, chuchu, cachorrinho, chama .Use outros textos com este propósito. Uma sugestão: Chá Milagroso, do livro Lua no Brejo de Elias José.
Reforce a escrita de palavras com esta diferença também com exercícios de lacunas.
 Exemplo: É com X ou CH?   PEI___E    /   MA___ADO  /  LU___O   /  BI___O/   CAI___A   /  ___EIRO  / BAI ___O    
 Atividade 3  
Traga revistas e jornais para sala. Peça aos alunos para pesquisarem, em dupla, palavras com x e ch (mesmo som). Determine a quantidade, poderia ser 4 ou 5 de cada.
 Observe se as palavras encontradas com x, têm o mesmo som de ch.
 Proponha colar em folha ou no caderno as palavras, formando dois grupos: Palavras com X/ Palavras com CH.
 Em seguida, peça para que criem frases, usando as palavras pesquisadas e desenhem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário